segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Resumo da aula

Hoje, dia 12 estivemos a pesquisar sobre o ambiente, meio abiótico, meio biótico , populações e comunidades.

Comunidade

Comunidade é um conjunto de seres vivos que não são da mesma espécie mas que partilham o mesmo habitat.

Populações animais


As populações de animais e plantas são estudados na biologia e, em particular, biologia populacional, um ramo da ecologia e genética da população. Na biologia evolucionária e genética de populações uma população denota um grupo reprodutor, cujos membros se reproduzem entre si, por exemplo, através de isolamento físico, mas biologicamente eles podem reproduzir-se com todos os membros da espécie ou subespécie.

Meio biótico


O meio ambiente biótico inclui alimentos, plantas e animais, e suas relações recíprocas e com o meio abiótico. A sobrevivência e o bem-estar do homem dependem grandemente dos alimentos que come, tais como frutas, verduras e carne. Depende igualmente de suas associações com outros seres vivos. Por exemplo, algumas bactérias do sistema digestivo do homem ajudam-no a digerir certos alimentos.

Meio abiótico


O meio ambiente abiótico inclui fatores como solo, água, atmosfera e radiações. É constituído de muitos objetos e forças que se influenciam entre si e influenciam a comunidade de seres vivos que os cercam. Por exemplo, a corrente de um rio pode influir na forma das pedras que jazem ao longo do fundo do rio. Mas a temperatura, limpidez da água e sua composição química também podem influenciar toda sorte de plantas e animais e sua maneira de viver. Um importante grupo de fatores ambientais abióticos constitui o que se chama de tempo.

Meio ambiente


Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. Os constituintes do meio ambiente compreendem clima, iluminação, pressão, teor de oxigênio, condições de alimentação, modo de vida em sociedade e para o homem, educação, companhia, etc.